PARA PAIS E EDUCADORES / PARA SABER MAIS

Onde está o meu cachorro?

DOWNLOADS

Compreenda o conto

É no espaço que se desenvolve a atividade humana para manipular objetos, inventar e usar ferramentas que nos orientam e criar representações mentais espaciais para desenhar mapas, descrever o espaço com a linguagem e inventar sistemas de navegação usando a tecnologia.
As representações mentais do espaço se desdobram em quatro âmbitos: o corpo; o espaço ao redor do corpo; o espaço da navegação para o deslocamento; e o espaço gráfico de representação de mapas, gráficos e diagramas.
A cada âmbito, há um tipo de representação mental correspondente: no caso do corpo e seus entornos, as representações sobre relações qualitativas e de categorias topológicas; no caso da navegação, as representações sobre distâncias e orientação; e nas representações externas do espaço gráfico é necessária a informação métrica, geométrica, cartográfica e, ainda, convertemos a navegação de três dimensões em uma disposição de duas dimensões.
A linguagem desempenha um papel determinante para compreender as propriedades de nossas representações espaciais mentais, tanto na informação do que como do onde localizar objetos e como nos mover no espaço ambiente. Quando queremos localizar um objeto no espaço, recorremos a nomeá-lo e a dar conta de suas relações espaciais por meio de preposições e advérbios. Na conversação, nós, os locutores, falamos em determinados contextos e, frequentemente, ancoramos as nossas expressões nesse contexto espacial. Quanto ao movimento, o verbo é o responsável por representá-lo de forma diferenciada.

Em relação ao espaço e à linguagem, apresentamos o conto Onde está meu cachorro? – que trata da busca e localização por um animal perdido. Ele nos serve para tratar o tema das coordenadas espaciais, dos marcos de referência e da perspectiva para localizar e navegar no espaço.

ORIENTAÇÕES PARA

Onde está o meu cachorro?

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.