PARA PAIS E EDUCADORES / ATIVIDADES

Onde está o meu cachorro?

ATIVIDADES GERAIS

  • O que necessitamos para uma leitura compartilhada?
  • Comentar imagens
  • Memorizar e recitar

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Saiba mais sobre atividades

O que se pode fazer?

Considerar o texto do conto junto à criança (lendo ou escutando o narrador).

Prestar atenção à expressão facial da criança e a suas reações para:

  • Incluir pausas para realizar comentários e perguntas quando se tem a impressão de que a criança perde o fio da história.
  • Considerar e responder às perguntas da criança, personalizando de acordo com as suas necessidades.
  • Relacionar os eventos do conto com experiências pessoais da criança.

Como se pode fazê-lo?

1. Gesticular:
Mostrando com movimentos de mãos e braços as qualidades do espaço.
Ex.: 
Ooooooooh! Que bosque tão grande (abrindo os braços).

Assinalar posições do espaço em relação ao corpo.
Ex.: Mostrar com os braços cruzados ao centro do corpo, abrindo o direito para a direita e nomeando.

2. Repetindo e avaliando.
Ex.: Boa ideia! De cima poderão ver tudo melhor.cachorrinho_conto_09

3. Respondendo e/ou perguntando.
Aclarando o significado de uma palavra ou locução:

À pergunta:
O que quer dizer?

Pode-se responder com:
um tipo de…;  uma maneira de…;  diz-se quando…; é o que….

Ou também ampliar com uma analogia.

Ex.:
Criança: O que quer dizer “íngreme”?
Adulto: Diz-se quando há muitas ladeiras.

Propondo uma pergunta sobre as imagens.
Ex.:
Adulto:
Íngreme? Olha! Como são estas montanhas?

 

Relacionando com experiências vividas pela criança.
Ex.:
Adulto: Íngreme? Você se lembra quando queria subir pelas rochas do penhasco? Pois eram muito íngremes.

 

 

ORIENTAÇÕES PARA

Onde está o meu cachorro?

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.