Histórias que você vai encontrar

A receita de Mandrágora

Conteúdo Linguístico: Metáforas e expressões idiomáticas

Sinopse:

Mandrágora é uma dessas bruxinhas de varanda que certo dia espera uma visita muito especial e, por isso, resolve preparar para ela uma sobremesa igualmente especial. Sai, então, em busca da receita da felicidade e em seu trajeto se depara com muitos mestres que, por meio de provérbios e linguagem figurada, transbordam de encantamento o seu caminho!

O álbum de Irina

Conteúdo Linguístico: Autobiografia

Sinopse:

A mãe de Irina espera um bebê e há dias toda a família se prepara para esta chegada. Inclusive Irina, que para entender melhor tamanha movimentação de objetos e emoções, vê-se diante de sua própria história em um álbum de recordações organizado por sua mãe!

Sigurd

A lenda de Sigurd

Conteúdo Linguístico: Estrutura narrativa

Sinopse:

Sigurd é o mais valente, forte e enfeitado dos heróis das lendas nórdicas! Seus pais morreram quando ainda era um menino e, por isso, foi criado por Regin, um anão de má índole que vivia em uma caverna e que treinou Sigurd para ser um grande guerreiro.

As sete cabritinhas e o lobo

Conteúdo Linguístico: As fontes de conhecimento

Sinopse:

Nesta adaptação de O lobo e os sete cabritinhos, dos irmãos Grimm, a mãe cabra não sai para o trabalho antes de recomendar às filhas que tomem muito cuidado com o lobo que circula pelas redondezas. Mas assim que ela se distancia de casa, o lobo bate à porta e tenta enganar as cabritinhas que, advertidas pela mãe, tomam algumas precauções e buscam checar informações antes de abrir a porta ao visitante.

Onde está o meu cachorro?

Conteúdo Linguístico: Representação do espaço

Sinopse:

Neste conto, acompanhamos cinco amigos em busca de Zasca, um golden retriever divertido e brincalhão que se perdeu no bosque. Perseguindo pistas e indícios, nossos heróis vão desvendar coordenadas espaciais, marcos de referências e diferentes perspectivas, a fim de se localizarem e navegarem pelo espaço à procura do cãozinho.

Dois irmãos

Conteúdo Linguístico: Emoções

Sinopse:

Felipe e Marcos são dois irmãos que diariamente vão juntos à escola, mas ao voltarem para a casa brincam separadamente com os seus brinquedos. Marcos tem vontade de brincar com seu irmão mais velho, mas este é de poucas palavras e prefere ficar sozinho. Tudo muda quando Marcos decide também querer jogar videogame e muitas emoções vêm à tona!

O Duende Gumercindo

Conteúdo Linguístico: Jogos de linguagem

Sinopse:

Gumercindo é um duende que chegou à sala de aula do terceiro ano para ensinar as crianças a fazerem mágica com palavras por meio de jogos verbais com canções, rimas, apelidos, respostas, histórias, piadas, enigmas; combinados com jogos de palmas, saltos, etc. As crianças, a professora e o Gumercindo brincam e criam uma atmosfera de atenção sobre a linguagem. Essa atenção irá ajudá-los a aprender sua língua mais e melhor.