¿Dónde está mi perro?

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Representación del espacio

SINOPSE:

En este cuento, seguimos a cinco amigos en busca de Zasca, un golden retriever divertido y juguetón que se perdió en el bosque. Persiguiendo pistas e indicios, nuestros héroes van a desvendar coordenadas espaciales, puntos de referencia y diferentes perspectivas, con el fin de localizar y navegar por el espacio en busca del perrito.

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

Para que podamos entender las propiedades de las representaciones mentales del espacio, el lenguaje desempeña un papel determinante, tanto en la información acerca de “qué” como “dónde” localizar objetos y de “cómo” movernos en el ambiente espacial.

Jogos desta história

¿Dónde?

¿Dónde iré a parar?

¿Qué podría pasar si...?

Perspectiva

Zoom

Puntos Cardinales

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.