O álbum de Irina | Espaço de Leitura

PARA PAIS E EDUCADORES / ATIVIDADES

O álbum de Irina

ATIVIDADES GERAIS

  • Primeira Leitura
  • Imagens
  • Gestos, Vozes e Expressões
  • Memorizar e Recitar

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Saiba mais sobre atividades

O que se pode fazer?

Observar as expressões e reações da criança.

Incluir pausas e realizar comentários quando se interpreta que a criança tem dificuldade de acompanhar ou perde o interesse.

Atender e responder às perguntas da criança, personalizando de acordo com seus interesses e necessidades.

Relacionar os eventos do conto com experiências pessoais da criança.

Como se pode fazê-lo?

1. Comentando:

A) Comentário sobre sentimentos.

Ex: Nossa! Parece que está preocupada.

B) Variação.

Ex: Ai! Ai! Não vai querer chamar o seu irmãozinho “sorvete de limão”.

C) Repetição e valoração.

Ex: Irina quer dizer “que traz a paz”. Que bonito!

 

2. Respondendo:

A) Esclarecendo o significado de uma palavra ou locução.

  • Para a pergunta O que quer dizer?, responder com
  • um tipo de…; uma maneira de… ; se diz quando…; é o que…
  • Também se pode responder ou ampliar com uma analogia.
  • Ex:
  • Criança: Relincho? O que é um relincho?
  • Pai: É o que o burro faz; os cachorros ladram e os burros relincham.

B) Reformulando a pergunta ou propondo uma hipótese para que a própria criança possa respondê-la.

  • Ex:
  • Criança: Por que ela não sabe dizer o “erre”?
  • Adulto: Talvez ainda fosse pequena.
  • Criança: Sim, era pequena, depois aprendeu.

C) Relacionando com experiências vividas pela criança.

  • Este conto serve muito para comparar as vivências de Irina com as da criança leitora.
  • Ex: A vovó também cantava canções para você. Você se lembra?

ORIENTAÇÕES PARA

O álbum de Irina

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.