O que se pode fazer?
(Antes de escutar um conto baseado em um mito ou lenda… Também se pode fazer depois, com a criança ou sem ela.)
Podemos nos informar sobre o mito ao qual se faz referência: consultar o guia do conto (Para saber mais).
Como se pode fazê-lo?
Buscando em enciclopédias, na internet ou em uma biblioteca:
- 1. A origem do mito (país, época…).
- 2. Mais informação sobre os personagens.
- 3. Desenhos e ilustrações antigas relacionadas com o mito.
- 4. Os objetos mágicos, seus nomes (se os têm) e suas propriedades.
- 5. Filmes, obras de teatro, óperas, etc. que sejam baseados no mito.
O que se pode fazer?
(A primeira vez em que se escuta e observa o conto com a criança.)
- Observar as expressões e reações da criança.
- Incluir pausas e realizar comentários quando notar que criança apresenta dificuldade para acompanhar ou perde o interesse.
- Assegurar-se de que a criança entende as dimensões temporal, causal e intencional.
- Atender e responder às perguntas da criança, personalizando de acordo com as necessidades que surgirem.
Como se pode fazê-lo?
1. Enfatizando a causalidade:
Ex: “Como seus pais haviam morrido, alguém tinha que criá-lo”, “Regin, um anão sábio, o criou”.
“Como a espada provinha dos deuses, era muito muito forte”.
“Como não havia molhado este pedacinho das costas, não estava protegido”.
2. Enfatizando as intenções:
Ex: “Parece que queria obter alguma coisa em troca”.
“Queria apoderar-se do tesouro” .
“Queria ajudar o seu amigo”.
3. Enfatizando a dimensão temporal:
Ex: “Depois de muito tempo…”
“Quando se tornou maior…”
4. Respondendo e esclarecendo o significado de uma palavra:
À pergunta:
“O que quer dizer?”
Responder com:
“Um tipo de”…; “Uma maneira de”… ; “Se diz quando”…
Quando não se sabe a resposta, pode-se anotar e pesquisar conjuntamente mais tarde.
Ex:
Criança: “Caracteres rúnicos? O que são caracteres rúnicos?”
Adulto (A): “São um tipo de letras diferentes das que nós usamos”.
Adulto (B): “Pois não sei… será uma forma de escrever. Vamos procurar no dicionário”.
O que se pode fazer?
(Durante a primeira leitura, ao finalizar a leitura ou em sucessivas leituras…)
Comentar as imagens do conto.
Como se pode fazê-lo?
Exemplo de imagem:
Neste caso, a imagem complementa a narração e, em alguns aspectos, conta mais coisas.
![atividades-gerais-imagens-01](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/atividades-gerais-imagens-01.png)
Exemplo de comentário:
“Olha! No desenho se vê a espada quebrada. Estava guardada dentro de um cofre trancado à chave”.
ANÁLISE DA PÁGINA 4 DO CONTO
![atividades-gerais-imagens-02](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/atividades-gerais-imagens-02.png)
O desenho nos mostra, em uma única imagem, a sequência temporal da transformação do anão Fanfir em dragão. As linhas curvas, ao lado do dragão, indicam o movimento de transformação de suas características e as linhas retas indicam o alargamento do seu corpo.
Vemos como o rosto inicial do anão (na parte inferior à direita) vai se alargando, seu nariz alongando e o número de dentes vai aumentando (a cada imagem nova, para cima e para a esquerda); os braços se curvam formando patas e as mãos se transformam em garras. No capuz do anão aparece um triângulo típico da forma do rabo dos dragões e o seu cabelo se torna pontiagudo pelos dois lados das costas, chegando a formar os chifres do dragão. Por outra parte, aparecem pelo corpo e pelo nariz escamas e rugas próprias da pele do dragão, assim como crista e aletas.
Três anões contemplam a transformação de Fanfir admirados.
Na imagem seguinte do conto, podemos ver o resultado final: o dragão guardando o tesouro.
O que se pode fazer?
(Quando escutamos o mesmo conto várias vezes, em dias seguidos…)
Atentar aos gestos, vozes e expressões do narrador.
(Há um exemplo com o conto A receita de Mandrágora de como podemos analisar as imagens e as vozes que acompanham a leitura de uma história).
Como se pode fazê-lo?
Comentar sobre as expressões, os gestos das mãos, as vozes:
![sigurd_atividadesgerais_item4_a](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadesgerais_item4_A-1024x576.png)
Ex:“Fica com cara de raiva de verdade! Olha com a boca aberta e mostrando os dentes. Até mesmo com o punho cerrado, Sigurd mostra a raiva que sente”.
Comentar sobre as vozes dos personagens:
![sigurd_atividadesgerais_item4_b](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadesgerais_item4_B-1024x576.png)
Ex:“Que graça a voz que dos pássaros! Parece voz de corvo, tão aguda e áspera!”
Brincar de adivinhar o que o narrador está dizendo.
Possíveis situações para escolher no conto de Sigurd:
“Convertê-lo em um ladrão”.
![sigurd_atividadesgerais_item4_c](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadesgerais_item4_C-1024x576.png)
“Tremendo de medo”.
![sigurd_atividadesgerais_item4_d](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadesgerais_item4_D-1024x576.png)
“Partiu-a em duas metades”.
![sigurd_atividadesgerais_item4_e](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadesgerais_item4_E-1024x576.png)
O que se pode fazer?
Memorizar e recitar alguns trechos junto com o narrador.
Como se pode fazê-lo?
Propomos, neste caso, imitar ao mesmo tempo o tom de voz dos pássaros. Podemos perguntar:
![sigurd_atividadesgerais_item4_b](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadesgerais_item4_B-1024x576.png)
Ex:
“O que os pássaros fazem?”
“O que dizem?”
“Regin planeja te matar e ficar com todo o tesouro.”
O que se pode fazer?
Identificar os diferentes lugares em que a história acontece.
Fazer um itinerário com a sucessão temporal em que aparece cada um deles.
Como se pode fazê-lo?
1. Fazer listas de lugares:
A) Que são narrados explicitamente na história.
- Ex: A cova onde o anão vive, a gruta onde o dragão vive, o buraco cavado por Sigurd, etc.
B) Que são identificados a partir dos desenhos.
- Ex: A gruta do dragão, a caldeira, o buraco cavado por Sigurd, a cama onde Sigurd é atacado quando é traído, etc.
C) Que precisamos imaginar porque não são especificados e nem estão desenhados.
- Ex: Onde Sigurd nasceu?
- Em um castelo? Poderia ser o que aparece na primeira imagem?
2. Produzir cartas com desenhos dos lugares.
O que se pode fazer?
Buscar todos os personagens.
Entender a origem, as características e o papel (ou papéis) que desenvolvem ao longo da história.
Como se pode fazê-lo?
1. Perguntando nomes e características:
- Ex: “Quem é o herói?”.
- “Qual é sua origem?”
- “Quais são as suas características?”
- “Que papéis ele desempenha na história?”
2. Fazendo listas:
- Ex: “Que outros personagens existem?”
3. Fazendo descrições:
- Ex: “Quais são as suas características?”
- “Que papéis desempenham na história?”
- O anão Regin
- É baixinho, feio e barbudo.
- É sábio, astuto e malvado.
- Ensina e aconselha o herói para conseguir seus propósitos.
4. Desenhar cartas que se assemelhem a um “Tarô de contos” (ver Pistas).
![sigurd_atividadeespecifica_item2_sigurd](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadeespecifica_item2_sigurd-221x300.png)
O que se pode fazer?
Identificar os objetos mágicos e suas características.
Como se pode fazê-lo?
1. Perguntar:
- Ex: “Que objetos mágicos aparecem na história?”
- A espada, o coração do dragão e o sangue do dragão.
- “Que propriedades eles têm?”
2. Pensar em objetos mágicos de outros contos conhecidos.
- Ex: “Lâmpada de Aladim; Maçã da Branca de Neve.”
![sigurd_atividadeespecifica_item3_sangre](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadeespecifica_item3_sangre-221x300.png)
![sigurd_atividadeespecifica_item3_maca](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadeespecifica_item3_maca-221x300.png)
O que se pode fazer?
Identificar os motivos e desejos do herói.
Identificar as tarefas que o herói deve resolver.
Como se pode fazê-lo?
1. Identificar os motivos que Sigurd tem para atuar:
- Ter poder e glória.
- Ajudar o amigo.
2. Identificar desejos de outros contos:
- Amor, desejo de ajudar um familiar, riquezas…
3. Buscar imagens que definam iconicamente estes desejos (em revista ou em gibis).
4. Perguntar sobre todas as ações que o herói deve fazer para conseguir seus objetivos.
![cartas-sigurd-l01-pt](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/cartas-sigurd-L01-PT.jpg)
O que se pode fazer?
Identificar o que o final da história nos transmite.
Como se pode fazê-lo?
1. Buscar uma frase que defina a moral ou escolher uma entre várias dadas pelo adulto.
Exemplo de possíveis frases dadas:
- Enganar a princesa foi uma coisa muito feia.
- Até mesmo os grandes heróis têm algum ponto fraco.
- Como você matou o dragão e o anão, agora é sua vez de morrer.
O que se pode fazer?
(A história narrada como um conjunto de eventos…)
1. Organizados no espaço e no tempo.
2. Organização causal. (Ver “A história tem suas regras”, em Guia sobre Mitos e lendas)
Como se pode fazê-lo?
1. Realizar um itinerário de todos os lugares por onde Sigurd passa e a ação ou as ações que acontecem em cada um deles.
![sigurd_atividadeespecifica_item6_fototrabalhocolombo](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadeespecifica_item6_fototrabalhocolombo-1024x640.png)
Trabalho realizado por alunos de 6º ano de escola primária em Barcelona sobre Colombo, em catalão.
2. Realizar um mapa conceitual indicando relações:
- 1. O que se passou?
- 2. Com que motivo?
- 3. O que o tornou possível?
![sigurd_atividadeespecifica_item6_fototrabalhodecrianca](http://espacodeleitura.labedu.org.br/wp-content/uploads/2016/08/sigurd_atividadeespecifica_item6_fototrabalhodecrianca-1024x640.png)
Trabalho realizado por alunos de 6º ano de escola primária em Barcelona sobre Colombo, em catalão.