PARA PAIS E EDUCADORES / ATIVIDADES

A lenda de Sigurd

ATIVIDADES GERAIS

  • Antes de Ler
  • Primeira Leitura
  • Imagens
  • Gestos, Vozes e Expressões
  • Memorizar e Recitar

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Saiba mais sobre atividades

O que se pode fazer?

(Antes de escutar um conto baseado em um mito ou lenda… Também se pode fazer depois, com a criança ou sem ela.)

Podemos nos informar sobre o mito ao qual se faz referência: consultar o guia do conto (Para saber mais).

 

 

Como se pode fazê-lo?

Buscando em enciclopédias, na internet ou em uma biblioteca:

  • 1. A origem do mito (país, época…).
  • 2. Mais informação sobre os personagens.
  • 3. Desenhos e ilustrações antigas relacionadas com o mito.
  • 4. Os objetos mágicos, seus nomes (se os têm) e suas propriedades.
  • 5. Filmes, obras de teatro, óperas, etc. que sejam baseados no mito.

ORIENTAÇÕES PARA

A lenda de Sigurd

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.