A receita de Mandrágora | Espaço de Leitura

PARA PAIS E EDUCADORES / PARA SABER MAIS

A receita de Mandrágora

DOWNLOADS

Compreenda o conto

Neste conto são apresentadas expressões linguísticas que requerem repetição literal e interpretação não literal: frases feitas, ditos, provérbios, etc. – tais expressões constituem a linguagem figurada repetida pelos falantes como parte de um saber popular.
A linguagem figurada é utilizada, pois ajuda compreender e expressar melhor certos conceitos complexos. E para entendê-los, precisamos recorrer à metáfora (projeção das características de uma entidade em outra), à metonímia (seleção de um aspecto pela totalidade ou da totalidade por um aspecto) ou ao símile (comparação) – procedimentos que não são exclusivos da linguagem literária, que não requerem talento especial e são utilizados sem esforço na vida cotidiana. Longe de ser um adorno supérfluo, respondem a um inevitável processo de pensamento humano e de raciocínio, baseados na experiência corporal e cultural de seus usuários.
No conto A receita de Mandrágora são apresentados ditos e provérbios que têm como fonte partes do corpo humano.
As crianças aprendem a usar a linguagem figurada ao longo da idade pré-escolar e escolar, em contextos de jogos de simulação e em interação com os adultos, graças à habilidade de diferenciar entre “o que dizem” e “o que querem dizer” essas expressões.

ORIENTAÇÕES PARA

A receita de Mandrágora

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.