Onde está o meu cachorro?

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Representação do espaço

SINOPSE:

Neste conto, acompanhamos cinco amigos em busca de Zasca, um golden retriever divertido e brincalhão que se perdeu no bosque. Perseguindo pistas e indícios, nossos heróis vão desvendar coordenadas espaciais, marcos de referências e diferentes perspectivas, a fim de se localizarem e navegarem pelo espaço à procura do cãozinho.

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

Para compreendermos as propriedades das representações espaciais mentais, a linguagem desempenha um papel determinante, tanto na informação do que quanto do onde localizar objetos e do como nos mover no espaço ambiente.

Jogos desta história

Onde

O que coincide?

O que acontece se...

Perspectiva

Mais longe, Mais perto

Pontos Cardeais

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.