PARA PAIS E EDUCADORES / ATIVIDADES

A receita de Mandrágora

ATIVIDADES GERAIS

  • Primeira Leitura
  • Imagens
  • Gestos, Vozes e Expressões
  • Memorizar e Recitar

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Saiba mais sobre atividades

O que se pode fazer?

(Quando o adulto escuta o conto com a criança pela primeira vez…)

Observar as expressões e reações da criança.

Inserir pausas e realizar comentários quando achar que a criança está com dificuldades para acompanhar ou quando perde o interesse.

Atender e responder às perguntas da criança, personalizando de acordo com seus interesses e necessidades.

Como se pode fazê-lo?

1. Comentando:

A) Explicando através de palavras a imagem mental que se está construindo da situação.

Ex: “Deve ser muito pequenina, se mora num vaso de flores e é amiga de uma minhoca”.

B) Descrevendo a situação:

Ex: “Achava que havia encontrado a receita da felicidade, mas não”.

C) Dando nome aos sentimentos e reações:

Ex: “Que desilusão que ela teve!”

D) Resumindo:

Ex: “Depois de procurar o livro e de perguntar a todos, ela vai elaborar a sua própria receita.”

E) Resumindo:

Ex: “Risadas cheias de melancia, em um abraço de algodão. Humm, que bom e que doce deve estar!”

 

2. Respondendo:

A) Esclarecendo o significado de uma palavra ou de um grupo de palavras que expressam um significado.

  • À pergunta O que quer dizer?,
  • responder com Um tipo de…;
  • uma maneira de… ; diz-se quando…

Ex:

  • Criança: Minhoca? O que é uma minhoca?
    Adulto (1): As minhocas são vermes que têm forma redonda, são compridos e com anéis.
    Adulto (2): Como um verme, mas não tenho certeza se existe outra forma de dizer verme ou se é um animal diferente. Depois pesquisamos!.
  • (se não souber, pode-se tomar nota e procurar a resposta conjuntamente depois)

 

3. Reformulando a pergunta para que a criança possa responder a si mesma:

A) Incitando a esperar se o próprio conto dá a resposta.

Ex:

  • Criança: Por que ela estava tão feliz?
    Adulto: Vamos ver um pouco mais, para ver se explicam…
    Adulto: Ah! Sim! Viu só? Ela estava feliz porque tinha a visita de sua…
  • Criança: Amiga.

B) Induzindo a fazer hipóteses.

Ex:

  • Criança: Por que diz com o coração na boca? Que coração?
    Adulto: O seu coração. É uma maneira de dizer. O que você acha que quer dizer?

 

ORIENTAÇÕES PARA

A receita de Mandrágora

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.