O que se pode fazer?
Observar e escutar juntos o conto colocando atenção na expressão facial da criança e em suas reações.
Inserir pausas para fazer comentários e perguntas se parece que a criança perde o fio da história.
Atender e responder às perguntas da criança, personalizando segundo suas necessidades.
Relacionar os eventos do conto com experiências pessoais da criança.
Como se pode fazê-lo?
1. Comentando:
A) Comentário sobre emoções.
Ex: Ui! Que medo que o lobo dava, tão mal humorado.
B) Parecer e relação com conhecimentos prévios.
Ex: Nossa! Eu não sabia que os lobos cheiravam mal.
2. Repetindo e valorizando.
Ex: Como se preocupou! Como chorou! Claro, pobre mamãe ficou sem nenhuma filhinha.

Ex: No livro: “Essa voz soa muito rouca”… Nossa, percebeu muito rápido!
3. Respondendo e/ou perguntando.
A) Esclarecendo o significado de uma palavra ou locução:
À pergunta:
“O que quer dizer?”
Responder com:
“Um tipo de”…; “Uma maneira de”… ; “Se diz quando”…
Ou também ampliar com uma analogia.
Ex:
Menino: Astuto? O que quer dizer astuto?
Adulto: Astuto é como ser esperto, mas sobretudo, saber muito de armadilhas e truques.
B) Formulando uma pergunta para poder fazer uma hipótese sobre a continuação do conto.
Ex:
Adulto: Alguma ideia? O que vai acontecer agora?
C) Relacionando com experiências vividas pela criança.
Ex:
Adulto: Você também sente falta da sua mamãe quando ela demora para vir, não é verdade?
O que se pode fazer?
Comentar as imagens do conto.
Como se pode fazê-lo?
1. Comentando as imagens e sua relação com o texto e prestando atenção em:
A) Onde e como o texto narrado é escrito e onde e como o discurso direto é escrito:
Texto narrado: em cima do fundo do conto.
Discurso direto: dentro de balões ou outros recursos.

B) As pistas dadas pela imagem para saber se quem bate à porta é o lobo ou a mamãe cabra.
Ex:
A pata, o cheiro…
C) Os espaços interior e exterior marcados pela porta que serve de fronteira.

O que se pode fazer?
Memorizar, recitar e recordar uma lista a partir de um conto que escutamos várias vezes em dias seguidos.
Como se pode fazê-lo?
Deste conto, escolhemos a enumeração e contagem dos lugares onde se esconderam as cabritinhas quando o lobo entrou:

Ex:
Adulto: Onde se esconderam?
Criança: A Maior no forno.
A Mocha no cesto de roupa.
Outra que se escondeu no armário.
Uma que estava embaixo da cama.
E por último a Negra, que estava escondida embaixo da mesa.
Adulto: Então? Quantas havia? Falta alguma? O que aconteceu com elas?
O que se pode fazer?
Tomar consciência de onde o conhecimento provém.
Como se pode fazê-lo?
1. Atuar como modelo adulto que cita com precisão as fontes:
Ex:
Ontem, disseram nas noticias de TV que…
Li no jornal…
A tia Sandra disse…
Esta manhã vi um esquilo no pátio do colégio.
Hum! Que cheiro de chocolate! Você está derretendo chocolate?
2. Propiciar diálogos com perguntas e comentários que levem a pensar e falar sobre a origem do conhecimento:
Ex:
Como você sabe?
Como você se deu conta?
Por que você diz isso?
Onde ouviu isso?
Quem te disse?
3. Brincar de reconhecer o que foi visto, ouvido e saboreado em outras ocasiões:
Audição (ruídos, sons, vozes):
Você sabe quem é, pelo ruído que faz ao andar?
O reconhece pela voz?
Quem faz esse ruído?
Visão:
Reconhecer o todo por uma parte:
Que animal será? Como sabe?
Reconhecer um lugar vendo as fotos:
Reconhece esta casa? No que reparou?

Gosto e olfato:
Reconhecer uma comida com os olhos fechados, pelo aroma e sabor.
Tato:
Reconhecer objetos que estão dentro de una bolsa opaca, apalpando-os com as mãos.
O que se pode fazer?
Prestar atenção às pistas e aos indicadores.
Como se pode fazê-lo?
1. Pedir às crianças que pensem nas pistas que lhes ajudarão a saber:
• O estado de ânimo de uma pessoa.
• O tempo que fazia quando tiraram aquela foto.
• Que há um incêndio não muito longe.
• Se é melhor pegar o guarda-chuva.
Construir a frase inteira na direção inversa à dada.

Ex:
Pai: Como sabe se fazia calor ou frio no dia em que a foto foi tirada?
Menina: Frio, porque eu estava de casaco.
Pai: É verdade, era inverno e fazia frio.
2. Fazer perguntas para que relacionem os fatos com seus antecedentes e/ou seus consequentes.
Ex:
O que dá vontade de fazer depois de comer muito?
O que acontece se não regamos as flores?
O que acontece quando é aniversário de alguém?
Por que as ruas estão molhadas?

O que se pode fazer?
Compreender e usar verbos modais de certeza e possibilidade.
Como se pode fazê-lo?
1. Graduar a certeza:
Pensar no grau de certeza de uma afirmação ou negação.
• Frases do conto: Preencher a tabela colocando um X na célula correspondente:

• Frases de nossa vida: Inventar frases da sua vida, colocar a cruz correspondente e explicar o motivo da certeza ou da dúvida:

2. Fazer perguntas com verbos cognitivos e modais:
Você acredita que…?
Tem alguma dúvida sobre isso?
Você tem certeza?
Como você o imagina?
O que se pode fazer?
Saber que nem todo o mundo tem acesso às mesmas fontes.
Como se pode fazê-lo?
1. Buscar fatos e situações em que uns podem saber e outros não.
2. Brincar de começar frases para que um companheiro as termine e terminar as que o companheiro começou.
As frases correspondem a 4 pressupostos:
1. Nem todos o viram.
2. Somente alguns o ouviram.
3. Não lhes ocorreu relacioná-lo.
4. Alguns são experts (estudaram/investigaram).

O que se pode fazer?
Buscar os erros nas fontes ou na dedução.
Como se pode fazê-lo?
1. Buscar os equívocos que os personagens do conto cometeram:
As cabritinhas:
Como cheirava igual à mamãe pensaram que era a mamãe, mas era o lobo.
Mamãe cabra:
Como não via nenhuma cabritinha em casa pensou que o lobo havia comido todas.
O lobo:

Como lhe doía a barriga e não sabia que ela estava cheia de pedras, pensou que as cabritinhas lhe causavam dor.
(Estes exemplos foram escritos por um menino)
2. Fazer uma lista de tudo o que o lobo fez para enganar e convencer as cabritinhas de que ele era a mãe delas.

Comprou xarope para ficar com a voz mais fina.
Pintou a pata de branco e as unhas com esmalte colorido.
Passou colônia para cheirar como a mamãe cabra.
(Estes exemplos foram escritos por um menino)
O que se pode fazer?
Relacionar diferentes fontes e premissas, comprovar e verificar.
Como se pode fazê-lo?
1. Propor silogismos:
Se a mamãe cabra tem a voz fina
e aquele que chama não tem a voz fina, então… não é a mamãe cabra.
Se todos os domingos comemos juntos
e hoje é domingo, então…
hoje comeremos todos juntos.
2. Verificar, comprovar, acrescentar evidências:
Se…
tivesse sido mamãe cabra,
então… teria insistido.
Parece chocolate…
vamos cheirá-lo.
12+5= 27…
vamos contar outra vez.