As sete cabritinhas e o lobo | Espaço de Leitura

As sete cabritinhas e o lobo

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: As fontes de conhecimento

SINOPSE:

Nesta adaptação de O lobo e os sete cabritinhos, dos irmãos Grimm, a mãe cabra não sai para o trabalho antes de recomendar às filhas que tomem muito cuidado com o lobo que circula pelas redondezas. Mas assim que ela se distancia de casa, o lobo bate à porta e tenta enganar as cabritinhas que, advertidas pela mãe, tomam algumas precauções e buscam checar informações antes de abrir a porta ao visitante.

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

As informações são evidências aprendidas na interação comunicativa com outras pessoas e ajudam a compreender não apenas o que se diz, mas também a atitude em relação ao que se diz e a intenção do interlocutor. Por isso, ter consciência da fonte do conhecimento é fundamental.

Jogos desta história

Qual é a pista?

Quem disse?

Se parecem?

O que fez você pensar que…?

Como sabemos que...?

Contradições entre texto e imagem

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.