PARA PAIS E EDUCADORES / PARA SABER MAIS

O Duende Gumercindo

DOWNLOADS

Compreenda o conto

Nesta história, o duende Gumercindo fala usando rima, aliterações, paralelismos, paronomásias, etc. Imitando o duende, os alunos começam a falar assim também. Ao que o duende acrescenta: “Ora, ora, vejo que o talento cresceu em um momento”. O talento ao qual o duende se refere é brincar com a língua, isto é, fazer com ela aquilo que normalmente não fazemos: mudar as regras, adaptá-las a um ritmo, fazer repetições sonoras, comparações,
oposições, etc.

O jogo é feito com palavras, mas também com o corpo, objetos e o espaço: a lixeira pode cuspir papel dobrado em origami, as tesouras cortam flores e os personagens dos livros saem para representar jogos, músicas e palmas. Até que o comandante da escola, ou o diretor, chega e manda parar: “Santo abecedário! O que está acontecendo?”. A professora então recomenda que o duende e as crianças parem a brincadeira.

ORIENTAÇÕES PARA

O Duende Gumercindo

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.