PARA PAIS E EDUCADORES / PARA SABER MAIS

Dois irmãos

DOWNLOADS

Compreenda o conto

O termo “emoção” refere-se a estados internos e a experiências pessoais do indivíduo, que se situam entre reações corporais e avaliações cognitivas. Para manifestarmos nossas emoções não utilizamos apenas a linguagem, mas também o nosso rosto, voz e corpo. A linguagem não serve somente para a expressão: o léxico influencia o modo como as pessoas interpretam a realidade afetiva. Diferentes línguas abarcam diferentes palavras ou as definem de maneiras distintas. Ao atribuir uma denominação linguística a uma emoção, estamos percebendo, individualizando, organizando, categorizando, recordando e comparando uma experiência com outras, próprias e alheias.

No presente conto, analisamos o desenvolvimento das emoções e suas relações com as intenções, os desejos, as crenças e a linguagem. Em particular, nosso foco recai sobre o “falar das emoções”, pois vários autores já demonstraram que as crianças que apresentam melhores capacidades linguísticas para denominar e diferenciar as emoções são aquelas que também exibem melhor compreensão emocional. De fato, há muitas evidências científicas comprovando que, durante a primeira infância, a comunicação das crianças com os pais acerca das emoções é essencial para que elas desenvolvam conhecimentos complexos sobre as categorias de emoções relevantes em sua cultura.

ORIENTAÇÕES PARA

Dois irmãos

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.