PARA PAIS E EDUCADORES / PARA SABER MAIS

As sete cabritinhas e o lobo

DOWNLOADS

Compreenda o conto

O conto é uma adaptação de O lobo e os sete cabritinhos, dos irmãos Grimm. Nesta versão, a cabra mãe quer proteger as cabritinhas do lobo e as aconselha a não abrir a porta de casa.

Enquanto a mãe se distancia, o lobo bate à porta e tenta enganar as cabritinhas. As cabritinhas, advertidas pela mãe, tomam precauções e lhe pedem provas de sua identidade – provas como a voz, a cor da pata e o cheiro. Além do mais, recordam o que a mãe e as pessoas em geral dizem a respeito dos lobos.

As informações são evidências aprendidas na interação comunicativa com outras pessoas e ajudam a compreender não apenas o que se diz, mas também a atitude em relação ao que se diz e a intenção do interlocutor. Trata-se de habilidades de uso da linguagem na interação que se expressam através das modalidades discursivas relacionadas com o conhecimento, denominadas modalidade de evidencialidade e epistêmica, e que expressam formas de indicar a fonte e o grau de conhecimento.

Estas habilidades discursivas são importantes porque os esforços cognitivos próprios não são a única fonte de conhecimento, também dependemos das informações e representações que percebemos ou que os outros nos transmitem. Por isso, ter consciência da fonte do conhecimento é fundamental. Ter acesso, confiar, reconhecer essas fontes acarreta repercussões na educação acadêmica posterior.

ORIENTAÇÕES PARA

As sete cabritinhas e o lobo

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.