PARA PAIS E EDUCADORES / ATIVIDADES

Dois irmãos

ATIVIDADES GERAIS

  • Primeira leitura
  • Imagens

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Saiba mais sobre atividades

O que se pode fazer?

O que se pode fazer da primeira vez que o adulto lê o conto para a criança?

Ler o título e fazer alguma pergunta de antecipação.

Ler devagar e com entonação.

Dar tempo para observar as caras e reações da criança.

Resumir a página ou o trecho lido até o momento, quando pareça necessário.

Inserir pausas e realizar comentários quando se interpreta que a criança tem dificuldade para acompanhar ou perde interesse.

Atentar para as perguntas da criança e respondê-las, personalizando de acordo com as necessidades.

Comentar imagens do conto.

Como se pode fazê-lo?

1- Realizando perguntas de antecipação:

  • Ao começar:

Ex: “Os dois irmãos. O que vai acontecer com eles? Vamos ver” – dar tempo para que imaginem o conteúdo.

  • Durante o relato:

Ex: “As senhoras? Quem serão essas senhoras?”

irmaos-2

2- Resumindo:

“Então Felipe e Marcos voltam da escola em um dia frio.”

ptcapa-cortar

3- Fazendo comentários sobre:

O caráter dos irmãos:

“Como Marcos é organizado! “

irmaos-3

Os sentimentos:

“Pobre Marcos, estava muito aborrecido.” 

irmaos-4

Relação entre pensamentos e sentimentos.

“Olha! Os pensamentos não o deixavam avançar, parece que não estava satisfeito consigo mesmo.”

 

4- Respondendo:

Esclarecendo o significado de uma palavra ou locução.

À pergunta:
O que quer dizer?
Se pode responder com:
um tipo de…;  uma maneira de…; se diz quando…; é o que…

(se não se sabe a resposta, pode-se anotar e buscar conjuntamente mais tarde).

Ex.:

Criança: O que quer dizer “arrogância”?

Pais: É como petulância. O contrário de “humildade”.

 

Reformulando a pergunta para que a própria criança possa respondê-la.

Instando a esperar para ver se o próprio conto dá a resposta:

Criança:  Mas, as duas senhoras são de verdade?

Adulto: Vamos avançar um pouco mais para ver se o texto explica…

Adulto: Ah! Sim! Veja: “falavam delas como se existissem”. Mas não existiam.

 

Induzindo a levantar hipóteses:

Criança (rindo):  Um mar de lágrimas?

Pai (rindo também):  É uma forma de dizer… O que você acha que quer dizer?

Criança:  Que chora?

Pai: Sim, que chora muito, que chora mares.

ORIENTAÇÕES PARA

Dois irmãos

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.