O que se pode fazer?
Ler o título e fazer alguma pergunta de antecipação;
Ler devagar e com entonação;
Prestar atenção aos textos que fazem parte da imagem;
Tomar tempo para observar as expressões e reações da criança;
Se considerar adequado, relacionar com a vida cotidiana da criança;
Inserir pausas e realizar comentários quando interpretar que a criança tem dificuldade para acompanhar ou perde o interesse;
Atender e responder às perguntas da criança, personalizando as respostas de acordo com as necessidades.
Como se pode fazê-lo?
1 – Realizando perguntas de antecipação:
Ex.:
O que vai acontecer com o duende Gumercindo? Os duendes são muito travessos…
(dar tempo para que imagine o conteúdo)
Vamos ver.
2 – Lendo com entonação e vozes diferenciadas:
Por exemplo, usar voz aguda ao ler as falas do
duende discurso direto.
3 – Fazendo comentários e relacionando com a vida cotidiana da criança:
– A escola: As pálpebras lhe caem, lhe dá sono. Às vezes você também fica com sono no colégio?
– Os jogos de linguagem: “Casa suja, chão sujo”. Que trava-língua! Você também sabe um trava-
línguas?
4 – Respondendo:
– Esclarecendo o significado de uma palavra ou locução:
A pergunta “o que quer dizer?” pode ser respondida com uma explicação que pode conter um sinônimo, um hiperônimo, o uso, alguma característica..: “é um tipo de…”; “uma maneira de… ; “se diz quando…”
(se não souber a resposta, é possível anotar a dúvida para depois pesquisarem juntos)
Ex.:
Criança – O que quer dizer “um montão”?
Pai – É uma maneira de dizer “muito, muitíssimo”.
– Reformulando a pergunta para que a própria criança possa respondê-la:
Incitando que a criança espere e verifique se o próprio conto oferece a resposta.
Ex.:
Criança – E a professora não volta?
Adulto – No momento não. Vamos ler um pouco mais.
Induzindo a formular hipótese.
Ex.:
Criança – “SemDdos”?Como se lê isto? O que quer dizer?
Pai – Vamos ver, tente.
Criança – Sem dedos!
Pai – Isso, “sem dedos”. Calcular, somar e subtrair sem a ajuda dos dedos.
5. Comentando imagens do conto:
Ex.: O come-come da lousa, as bruxas, as fadas: cada uma joga seu jogo.
Ex.: Ui! A aula é muito séria e as cores também são sérias (cinzas, lilases…)
O que se pode fazer?
a) Adquirir o conceito de jogo de linguagem;
b) Compilar jogos de linguagem;
c) Compreender a mecânica de cada jogo de linguagem.
Como se pode fazê-lo?
– Propor uma busca de todos os jogos de linguagem presentes no conto (nomeados e não nomeados).
– Ampliar a lista com a ajuda de um adulto.
- Fazer fichas com os nomes de todos os jogos encontrados;
- Escrever uma definição breve e um exemplo no verso das fichas;
- Fazer uma caixa para guardar as fichas dos jogos de Gumercindo.
Para ajudar você, adulto que interage com a criança, aqui está a lista dos jogos presentes no conto “O duende Gumercindo”:
- Rimas (elefante/bastante);
- Metáforas (ficar de cabelo em pé);
- Hieróglifo (100dedos);
- Aliteração (chove chuva, chove sem parar);
- Onomatopeias;
- Enigma;
- Palavras cruzadas;
- Palavras e frases monovocálicas;
- Forca;
- Insultos extravagantes;
- Palavras gêmeas (bebê, mama, vovô, ioiô);
- Jogo do eco (um palhaço-ço, com um laço-ço);
- Palavras encadeadas;
- Palavras mágicas.
Outros jogos: ver Guia e Pistas deste conto.
O que se pode fazer?
a) Ampliar o acervo cultural de trava-línguas populares;
b) Praticar a articulação das palavras;
c) Prestar atenção e tomar consciência dos sons que formam as palavras.
Como se pode fazê-lo?
– Compilar os trava-línguas conhecidos por amigos e parentes;
– Aprender e recitar alguns trava-línguas;
– Nos trava-línguas conhecidos, marcar as letras ou grupos de letras que se repetem mais.
TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES.
– Inventar alguma frase em que quase todas as palavras comecem com…
LETRA EXEMPLOS
P O pato pateta pintou o caneco
B Que a brisa do Brasil beija e balança
N Nadia não nada à noite
O que se pode fazer?
a) Prestar atenção à ordem das palavras dentro de uma frase;
b) Prestar atenção aos grupos de palavras que vão juntos (sintagmas).
Como se pode fazê-lo?
Para este jogo podemos usar as frases do jogo anterior ou outras novas.
O jogo consiste em:
– Separar a frase em “pedacinhos” que possam ser modificados de lugar dentro da frase.
– Combinar estes “pedaços” de diferentes maneiras.
NADIA / NÃO NADA / À NOITE
À NOITE / NÃO NADA / NADIA
NÃO NADA / À NOITE / NADIA
O que se pode fazer?
Tomar consciência que as palavras têm partes (prefixos e sufixos) com significado próprio.
Como se pode fazê-lo?
DESATAR UM NÓ APERTADO…
– Responder às perguntas de um adulto:
As palavras” atar” e “desatar”, “tampado” e “destampado”, “arrumar” e “desarrumar” têm alguma
relação?
– Inferir o significado do prefixo “des”:
Exemplos de respostas de crianças:
“É feito e desfeito”;
“São contrários”;
“Uma é oposta à outra”.
– O adulto pode dar feedback positivo e ajudar a definir o significado:
Exemplo de comentários do adulto:
“Exato, o prefixo ‘des’ inverte ou desfaz o que se diz depois”;
“Isso mesmo: o prefixo ‘des’ nega, nos diz que não é ou não está o que vem depois”.
– Buscar e fazer uma lista de todas as palavras conhecidas que comecem por “des”;
– Inventar palavras novas (não existentes) que comecem por “des”.
O que se pode fazer?
a) Usar hiperônimos para dar pistas do significado;
b) Dar atenção aos detalhes de forma ou tipo de uso para aproximar-se do significado concreto;
c) Prestar atenção à extensão das palavras para encontrar a palavra correta.
d) Atentar simultaneamente à forma e ao significado para encontrar a palavra de cada linha ou coluna.
Como se pode fazê-lo?
– Construir e resolver palavras cruzadas. Podemos fornecer as palavras cruzadas resolvidas e as crianças deverão:
- Fazer uma definição incompleta de cada palavra;
- Apagar as palavras (ou copiar o diagrama sem as soluções);
- Resolver as palavras cruzadas elaboradas por outros companheiros.
Ex.:
1. Flor vermelha com espinho.
2. Animal roedor.
3. Emoção que não gostamos de sentir.
4. Parte de uma casa.

O que se pode fazer?
Construir um texto longo com restrições formais.
Como se pode fazê-lo?
Cada criança deve construir uma explicação de si mesma iniciando cada frase com as letras iniciais de seu nome, que deverão ser lidas na vertical.
Ex.:
AMIGA DAS MINHAS AMIGAS
ME INTERESSO PELAS HISTÓRIAS
ADORO JOGAR QUEIMADA
NOS DIAS DE AULA DE MATEMÁTICA
DIVAGO, MAS TENTO APRENDER UM POUCO
AINDA QUE NEM SEMPRE CONSIGA