PARA PAIS E EDUCADORES / ATIVIDADES

O Duende Gumercindo

ATIVIDADES GERAIS

  • O que é possível fazer na primeira vez que o adulto lê o conto para a criança?

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Saiba mais sobre atividades

O que se pode fazer?

Ler o título e fazer alguma pergunta de antecipação;

Ler devagar e com entonação;

Prestar atenção aos textos que fazem parte da imagem;

Tomar tempo para observar as expressões e reações da criança;

Se considerar adequado, relacionar com a vida cotidiana da criança;

Inserir pausas e realizar comentários quando interpretar que a criança tem dificuldade para acompanhar ou perde o interesse;

Atender e responder às perguntas da criança, personalizando as respostas de acordo com as necessidades.

 

 

Como se pode fazê-lo?

1 – Realizando perguntas de antecipação:

Ex.:

O que vai acontecer com o duende Gumercindo? Os duendes são muito travessos…

(dar tempo para que imagine o conteúdo)

Vamos ver.

2 – Lendo com entonação e vozes diferenciadas:

Por exemplo, usar voz aguda ao ler as falas do
duende discurso direto.

3 – Fazendo comentários e relacionando com a vida cotidiana da criança:

– A escola: As pálpebras lhe caem, lhe dá sono. Às vezes você também fica com sono no colégio?

– Os jogos de linguagem: “Casa suja, chão sujo”. Que trava-língua! Você também sabe um trava-
línguas?

4 – Respondendo:

– Esclarecendo o significado de uma palavra ou locução:

A pergunta “o que quer dizer?” pode ser respondida com uma explicação que pode conter um sinônimo, um hiperônimo, o uso, alguma característica..: “é um tipo de…”; “uma maneira de… ; “se diz quando…”

(se não souber a resposta, é possível anotar a dúvida para depois pesquisarem juntos)

Ex.:
  Criança – O que quer dizer “um montão”?
  Pai – É uma maneira de dizer “muito, muitíssimo”.

– Reformulando a pergunta para que a própria criança possa respondê-la:

Incitando que a criança espere e verifique se o próprio conto oferece a resposta.

Ex.:
  Criança – E a professora não volta?
  Adulto – No momento não. Vamos ler um pouco mais.

Induzindo a formular hipótese.

Ex.:
  Criança – “SemDdos”?Como se lê isto? O que quer dizer?
  Pai – Vamos ver, tente.
  Criança – Sem dedos!
  Pai – Isso, “sem dedos”. Calcular, somar e subtrair sem a ajuda dos dedos.

5. Comentando imagens do conto:

Ex.: O come-come da lousa, as bruxas, as fadas: cada uma joga seu jogo.
Ex.: Ui! A aula é muito séria e as cores também são sérias (cinzas, lilases…)

 

ORIENTAÇÕES PARA

O Duende Gumercindo

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.