El duende gumersindo

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Juegos de lenguaje

SINOPSE:

Gumersindo es un duende que ha llegado al aula de Tercero de primaria para enseñar a los niños a hacer magia con las palabras por medio de juegos verbales con canciones, rimas, apodos, réplicas, historias, chistes, adivinanzas; combinados con juegos de palmas, saltos, etc. Los niños, su profesora y Gumersindo juegan y crean un ambiente de atención sobre la lengua. Esta atención los ayudará a aprender más más y mejor su lengua.

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

Los juegos con movimientos, ritmos del cuerpo y golpes para sonar juntos con las rimas, la repetición de sonidos (o de letras, como indica el término aliteración), las imitaciones de sonidos o de palabras (onomatopeyas, sinónimos, parónimos, paralelismos), los opuestos y contrarios (antónimos, antonomasia) llaman la atención de los niños sobre la lengua, sobre sus componentes y reglas de formación para hacer o crear poesía.

Jogos desta história

Palabra intrusa

Onomatopeyas

Adivina

Rimas

¡Extraño animal!

Palabras especiales

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.