Dois irmãos

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Emoções

SINOPSE:

Felipe e Marcos são dois irmãos que diariamente vão juntos à escola, mas ao voltarem para a casa brincam separadamente com os seus brinquedos. Marcos tem vontade de brincar com seu irmão mais velho, mas este é de poucas palavras e prefere ficar sozinho. Tudo muda quando Marcos decide também querer jogar videogame e muitas emoções vêm à tona!

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

Ao atribuir uma denominação linguística a uma emoção, o indivíduo percebe, individualiza, organiza, categoriza, recorda e compara uma experiência com outras, próprias e alheias – o que é essencial para desenvolver conhecimentos complexos sobre as categorias de emoções relevantes culturalmente.

Jogos desta história

Opostos

Intensidade

Combinadas

Desejo vs Realidade

Intruso

Quem sente esta emoção?

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.