PARA PAIS E EDUCADORES / ATIVIDADES

As sete cabritinhas e o lobo

ATIVIDADES GERAIS

  • Primeira leitura
  • Imagens
  • Memorizar e recitar

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Saiba mais sobre atividades

O que se pode fazer?

Observar e escutar juntos o conto colocando atenção na expressão facial da criança e em suas reações.

Inserir pausas para fazer comentários e perguntas se parece que a criança perde o fio da história.

Atender e responder às perguntas da criança, personalizando segundo suas necessidades.

Relacionar os eventos do conto com experiências pessoais da criança.

Como se pode fazê-lo?

1. Comentando:

A) Comentário sobre emoções.

Ex: Ui! Que medo que o lobo dava, tão mal humorado.

B) Parecer e relação com conhecimentos prévios.

Ex: Nossa! Eu não sabia que os lobos cheiravam mal.

2. Repetindo e valorizando. 

Ex: Como se preocupou! Como chorou! Claro, pobre mamãe ficou sem nenhuma filhinha.

cabritinhas_atividades

Ex: No livro: “Essa voz soa muito rouca”… Nossa, percebeu muito rápido!

3. Respondendo e/ou perguntando.

A) Esclarecendo o significado de uma palavra ou locução:

À pergunta:

“O que quer dizer?”

Responder com:

“Um tipo de”…; “Uma maneira de”… ; “Se diz quando”…

Ou também ampliar com uma analogia.

Ex:

Menino: Astuto? O que quer dizer astuto?

Adulto:  Astuto é como ser esperto, mas sobretudo, saber muito de armadilhas e truques. 

B) Formulando uma pergunta para poder fazer uma hipótese sobre a continuação do conto.

Ex: 

Adulto: Alguma ideia? O que vai acontecer agora?

C) Relacionando com experiências vividas pela criança.

Ex:

Adulto: Você também sente falta da sua mamãe quando ela demora para vir, não é verdade?

ORIENTAÇÕES PARA

As sete cabritinhas e o lobo

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.