A lenda de Sigurd

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Estrutura narrativa

SINOPSE:

Sigurd é o mais valente, forte e enfeitado dos heróis das lendas nórdicas! Seus pais morreram quando ainda era um menino e, por isso, foi criado por Regin, um anão de má índole que vivia em uma caverna e que treinou Sigurd para ser um grande guerreiro.

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

A lenda de Sigurd é proveniente da época medieval e se conserva através do tempo por meio do texto narrativo. A estrutura narrativa clássica apresenta uma série de eventos temporais que mantêm entre si uma relação de causa e efeito.

Jogos desta história

Relações Causais

Selecione, dentre as opções, a ilustração que responde à pergunta.

Verdade ou Mentira

Selecione a afirmativa que responde à pergunta lançada no jogo.

Em que outros contos aparecem?

Agrupe os contos a partir de elementos comuns entre eles.

Antes e Depois

Determine onde a imagem solta deve entrar: antes ou depois?

Os intrusos

Na ilustração, há três elementos estranhos. Você consegue encontrá-los?

Classifique

Forme grupos de acordo com o que se pede.

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.