PARA PAIS E EDUCADORES / PARA SABER MAIS

O álbum de Irina

DOWNLOADS

Compreenda o conto

O conteúdo linguístico de O álbum de Irina é a autobiografia ou a capacidade de recordar experiências passadas e falar sobre elas – capacidade que emerge com os atos básicos de reconhecimento e imitação desde os 2 anos ou 2 anos e meio de idade, prossegue até os 3 anos com o desenvolvimento do sentido do “eu” e se socializa nas idades pré-escolar e escolar por meio do falar sobre o passado com os adultos. São vários os componentes psicológicos, linguísticos e culturais que intervêm nesse processo e que interagem para dar lugar à memória e à narração autobiográfica: um deles é a memória autobiográfica, um tipo de memória episódica com representações sobre o que ocorreu no passado; outro é o sentido do “eu”, como experimentador do ocorrido; e, por fim, as narrativas pessoais que ajudam a dar sentido às próprias experiências.
O componente linguístico é fundamental na apresentação, organização e avaliação da memória autobiográfica. Além disso, por meio da linguagem as crianças podem entrar em diálogo com os outros acerca de suas experiências passadas e construir representações a partir da interação com outras perspectivas subjetivas – fatores culturais e familiares influenciam nesse desenvolvimento, por exemplo, através das rotinas de falar sobre o próprio passado. Em muitas famílias, essas rotinas se convertem em rituais nos quais sua prática pode servir como uma conexão entre gerações.

ORIENTAÇÕES PARA

O álbum de Irina

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.