PARA PAIS E EDUCADORES / PARA SABER MAIS

A lenda de Sigurd

DOWNLOADS

Compreenda o conto

A lenda de Sigurd tem sua origem na época medieval e aqui é reproduzida por meio de um texto narrativo. As narrações apresentam uma estrutura na qual uma série de eventos mantêm entre si uma relação de causa-efeito no tempo. Os eventos são realizados por agentes humanos (ou entidades que adquiriram tais características – como os animais, nas fábulas).

A estrutura narrativa clássica consiste em um estado inicial que se vê alterado por um desequilíbrio, carência ou agressão. Um agente (o herói) se revela como aquele que foi chamado a solucionar a carência e, assim, cumprir uma missão excepcional – como se apoderar de um objeto mágico com o apoio de certos aliados, enfrentando inimigos.

Desde que chegam ao mundo, os bebês estão rodeados de narração: das histórias pessoais de seus pais e avós e de como acontece e aconteceu a vida, mas também das histórias dos livros – já que em certos contextos a narração está sempre presente.

Ao escutar as histórias e os contos lidos, as crianças interagem com a linguagem extensa e descontextualizada da narração e essa experiência lhes ajudará na futura escolaridade por ser um gênero intermediário entre o oral e o escrito e um apoio importante para a inserção na cultura.

ORIENTAÇÕES PARA

A lenda de Sigurd

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.