O álbum de Irina

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Autobiografia

SINOPSE:

A mãe de Irina espera um bebê e há dias toda a família se prepara para esta chegada. Inclusive Irina, que para entender melhor tamanha movimentação de objetos e emoções, vê-se diante de sua própria história em um álbum de recordações organizado por sua mãe!

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

Autobiografia é a capacidade que temos de recordar experiências passadas e falar sobre elas. São vários os componentes psicológicos, linguísticos e culturais que intervêm nesse processo e interagem para dar lugar à memória e à narração autobiográfica.

Jogos desta história

Como era

Faça a combinação entre suas lembranças, imagens e frases disponíveis.

Verdade ou Mentira

Selecione a afirmativa que responde à pergunta lançada no jogo.

Eventos e lugares

Selecione a ilustração que corresponda ao lugar onde os fatos ocorreram.

Antes, agora e no futuro

Classifique as ações de antes, de agora e do futuro.

Nomes e significados

O que quer dizer...? Descubra os significados dos nomes.

O Intruso

Que emoção não faz parte da história? Selecione a imagem correspondente.

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.