A receita de Mandrágora

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Metáforas e expressões idiomáticas

SINOPSE:

Mandrágora é uma dessas bruxinhas de varanda que certo dia espera uma visita muito especial e, por isso, resolve preparar para ela uma sobremesa igualmente especial. Sai, então, em busca da receita da felicidade e em seu trajeto se depara com muitos mestres que, por meio de provérbios e linguagem figurada, transbordam de encantamento o seu caminho!

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

A linguagem figurada, longe de ser um adorno supérfluo, atende a um legítimo processo de raciocínio do pensamento humano. As crianças começam a usá-la desde pequenas em contextos de jogos de simulação e em interação com os adultos, aprendendo “o que dizem” e “o que querem dizer” tais expressões.

Jogos desta história

Relacione

Relacione ilustração, metáfora e a opção que melhor traduz seu significado.

Antes ou depois?

Determine onde a imagem solta deve entrar: antes ou depois?

Quem fez e quem disse?

Escolha a ilustração que melhor responde à pergunta lançada no jogo.

Relações Causais

Selecione, dentre as opções, a ilustração que responde à pergunta.

O Intruso

Afinal, quem não faz parte da história? Selecione a imagem correta.

As diferenças

Compare as cenas. O que muda na roupa da personagem Mandrágora?

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

ABRIR

Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

ABRIR

Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

ABRIR

Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

ABRIR

Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.