O Duende Gumercindo

CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Jogos de linguagem

SINOPSE:

Gumercindo é um duende que chegou à sala de aula do terceiro ano para ensinar as crianças a fazerem mágica com palavras por meio de jogos verbais com canções, rimas, apelidos, respostas, histórias, piadas, enigmas; combinados com jogos de palmas, saltos, etc. As crianças, a professora e o Gumercindo brincam e criam uma atmosfera de atenção sobre a linguagem. Essa atenção irá ajudá-los a aprender sua língua mais e melhor.

CONTEÚDO LINGUÍSTICO:

Os jogos com movimentos, ritmos do corpo e batidas para acompanhar as rimas, a repetição de sons (ou de fonemas, como indica o termo “aliteração”), as imitações de sons ou palavras (onomatopeias, sinônimos, parônimos, paralelismos), os opostos e contrários (antônimos, antonomásia) chamam a atenção das crianças para a linguagem, seus componentes e regras de formação para fazer ou criar poesia.

Jogos desta história

Palavra Intrusa

Onomatopeias

Adivinha

Rimas

Estranho animal

Palavras Especiais

Atividades e orientações

O que os pais e educadores podem fazer para promover maior aprendizagem e leitura diferente

PISTAS

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Por meio de expressões e ilustrações que ampliam as possibilidades de interação do adulto com a criança em relação ao tema, as pistas trabalham e aprofundam o conteúdo linguístico central de cada história.

ATIVIDADES

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Além de propostas específicas relacionadas ao conteúdo linguístico de cada história, as atividades sugeridas exemplificam intervenções gerais que o adulto pode propor antes, durante e depois da leitura dos contos para as crianças.

ANÁLISE DE GESTOS

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Por meio da leitura realizada por um leitor experiente gravada em vídeo, o adulto encontrará elementos que o ajudarão a enriquecer sua experiência durante a leitura de contos para as crianças, aprimorando suas habilidades.

PARA SABER MAIS

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Um guia de fundamentação teórica onde é possível conhecer mais sobre o conteúdo linguístico abordado em cada livro e as possibilidades de aprendizagens que são potencializadas, ampliando os contextos de interação do adulto com a criança.